A Sustentabilidade permeia, de ponta a ponta, os processos de produção da ZEMPACK, que busca sempre as melhores práticas do mercado. Além disso, todo o ciclo de produção de aço segue o sistema de logística reversa e 100% do material descartado no processo produtivo é destinado para a JBS Ambiental, que o reinsere no setor por meio de siderúrgicas.

A ZEMPACK ainda integra o Acordo Setorial de Embalagens e o Programa Prolata - uma iniciativa da Associação Brasileira de Embalagens de Aço (Abeaço), com atuação nas cinco regiões do país. O Prolata, que conta com apoio da Companhia desde 2012, inclusive para a sua concepção, apresenta três frentes de atuação: centros de recebimento para grandes volumes, cooperativas de catadores de materiais recicláveis para inclusão social e pontos de entrega voluntária para o consumidor final. Hoje, são mais de 50 cooperativas associadas que atuam em todo o território nacional e até o ano passado mais de 31 mil toneladas de aço já foram recicladas.

Na linha alimentícia, a embalagem metálica possui o benefício de manter as propriedades naturais do produto inalteradas, protegendo os alimentos por mais de dois anos, em condições adversas de clima, transporte e manuseio. Já no segmento de aerossol, a empresa efetuou os investimentos com foco nas exigências regulatórias ambientais, conforme acordo climático firmado pela União Europeia.

Vale ainda destacar que todas as embalagens produzidas pela empresa são 100% recicláveis, além de serem leves e resistentes, apresentando alta qualidade e robustez.

Nosso
Compromisso

Preocupados com o meio ambiente, utilizamos impressoras com tinta ultravioleta (UV), máquinas para aplicação e cura de verniz com sistema Regenerative Termo Oxidizer (RTO), que eliminam a emissão de solventes. Em associação com a Abeaço, buscamos as melhores práticas sustentáveis na produção de latas que dispensam conservantes e mantêm as propriedades naturais do produto inalteradas.


 

A sustentabilidade na JBS é um compromisso transversal das Unidades de Negócios com áreas da Companhia em todos os países onde a empresa mantém operações e realiza negócios com base em uma atuação ética e transparente, no relacionamento construtivo com seus staĸeholders e na responsabilidade do tratamento dado às pessoas, aos animais e ao meio ambiente.

Uma das iniciativas mais importantes é o programa JUNTOS PELA AMAZÔNIA, que integra este compromisso. Além de fomentar o desenvolvimento sustentável do bioma amazônico, promovendo a conservação e o uso sustentável da floresta, prevê a melhoria da qualidade de vida da população que nela reside, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias para preservar o meio ambiente. Com a implementação de uma plataforma blocĸchain, inédita no setor de proteína animal, ampliará o monitoramento dos fornecedores diretos da JBS para os fornecedores deles.

Conheça mais em www.jbs.com.br/sustentabilidade

Somos membros fundadores do PROLATA, um programa permanente de reciclagem de latas de aço pós-consumo, com prazo de duração indeterminado, que tem como base o descarte espontâneo de materiais e visa:

  • Viabilizar o retorno de embalagens de aço descartadas após o uso dos produtos;
  • Dar destinação final ambientalmente adequada às latas devolvidas, especialmente por meio de reciclagem de sucata de aço;
  • Gerar estatísticas confiáveis sobre os índices de reciclagem de latas de aço;
  • Abrir canal direto com o público consumidor final;
  • Fomentar centros de reciclagem e parcerias com cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis;
  • Valorizar o preço da sucata de embalagens de aço;
  • Estimular a reciclagem de latas de aço no país.
A Prolata tem como objetivos principais:
  • Estar de acordo com as políticas federais, estaduais e municipais;
  • Criar subsídios para facilitar o sistema de logística reversa de latas de aço no Brasil;
  • Incrementar o índice de reciclagem de embalagens de aço;
  • Formalizar o sistema de reciclagem de latas de aço pós-consumo.
O aço e a economia circular:

Diferentemente do modelo econômico linear (extração, produção, consumo e eliminação), a economia circular tem como princípio a redução, a reutilização, a remanufatura e a reciclagem de materiais e produtos, trazendo como benefício a conservação de matérias-primas, eficiência na gestão de resíduos, redução de emissão, além de inovações e empregos.

Uma unidade de negócios JBS